terça-feira, 25 de março de 2008

O EVANGELHO DO DIA - João 7:1-30

Leituras da Terça-feira, 25 de março:
Salmo 33 / Provérbios 2:1-22 / João 7:1-30


João 7:1-30

Jesus é sinal de contradição
*- 1 Depois disso, Jesus começou a andar pela Galiléia. Ele evitava andar pela Judéia, porque os judeus queriam matá-lo. 2 Entretanto, a festa judaica das Tendas estava próxima. 3 Então os irmãos de Jesus lhe disseram: «Tu deves sair daqui e ir para a Judéia, para que também teus discípulos possam ver as obras que fazes. 4 Quem quer ter fama não faz nada às escondidas. Se fazes essas obras, mostra-te ao mundo.» 5 Na verdade, nem mesmo os irmãos de Jesus acreditavam nele.
6 Jesus disse: «O momento certo ainda não chegou para mim. Para vocês, qualquer momento é bom. 7 O mundo não tem motivo para odiar vocês. Mas o mundo me odeia,
porque eu dou testemunho de que suas ações são más. 8 Vão vocês para a festa. Eu não vou para esta festa, porque o momento certo ainda não chegou para mim.» 9 Jesus disse isso e ficou na Galiléia.
10 Depois que seus irmãos foram para a festa, Jesus também foi; ele não foi publicamente, mas às escondidas. 11 As autoridades dos judeus procuravam Jesus durante a festa, perguntando: «Onde está ele?» 12 Todos falavam de Jesus, mas em voz baixa. Uns diziam: «É uma boa pessoa.» Outros, porém, diziam: «De jeito nenhum. É um homem que engana o povo.» 13 Mas em público ninguém falava nada a respeito de Jesus, com medo das autoridades dos judeus.

Não julgar pelas aparências
*- 14 Quando a festa já estava pelo meio, Jesus foi ao Templo e começou a ensinar. 15 As autoridades dos judeus ficaram admiradas e diziam: «Como é que esse homem tem tanta instrução, se nunca estudou?» 16 Então Jesus respondeu: «Minha doutrina não vem de mim, mas daquele que me enviou. 17 Se alguém está disposto a fazer a vontade de Deus, ficará sabendo se minha doutrina vem de Deus, ou se falo por mim mesmo. 18 Quem fala por si mesmo, busca seu próprio prestígio. Mas quem busca o prestígio daquele que o enviou, é verdadeiro, e nele não há falsidade. 19 Não foi Moisés quem deu a Lei para vocês? No entanto, nenhum de vocês obedece à Lei. Por que é que vocês me querem matar?» 20 A
multidão respondeu: «Estás louco! Quem é que está querendo te matar?» 21 Jesus
respondeu: «Eu fiz só uma coisa, e todos vocês ficam admirados. 22 Moisés mandou fazer a circuncisão (na verdade, ela não vem de Moisés, mas dos patriarcas) e, no entanto, vocês a fazem em dia de sábado. 23 Assim, uma pessoa pode receber a circuncisão em dia de sábado sem violar a Lei de Moisés. Então, por que é que vocês ficam irritados comigo, porque curei totalmente um homem no sábado? 24 Não julguem pelas aparências, mas conforme a verdade.»

Jesus é o enviado do Pai
*- 25 Algumas pessoas de Jerusalém comentavam: «Não é este que estão procurando
para matar? 26 Ele está aí falando em público, e ninguém diz nada! Será que até as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27 Entretanto, nós sabemos de onde vem esse Jesus, mas, quando chegar o Messias, ninguém saberá de onde ele vem.» 28 Jesus estava ensinando no Templo. Então ele gritou: «Será que de fato vocês me conhecem e sabem de onde eu sou? Eu não vim por mim mesmo. Quem me enviou é verdadeiro, e vocês não o conhecem. 29 Mas eu o conheço, porque venho de junto dele, e foi ele quem me enviou.»
30 Então tentaram prender Jesus. Mas ninguém pôs a mão em cima dele, porque a hora dele ainda não tinha chegado.

Manoel+

Um comentário:

Anônimo disse...

Cadê eu awe???!!!

é pq eu sou nego é??



Miguel T. M.